sábado, 26 de janeiro de 2013

Bem-vindos ao 1º Amigo Secreto do Grupo Palaestra

Origem: desconhecida, provavelmente antigo. Tirado de http://designwebkit.com/web-and-trends/problems-freelancer-team-player/
Lista da Deneb??? NOOOOOOOO!!!

(autor do cartoon desconhecido.Provável de meados de 2000)

Eu decidi entrar no Amigo Secreto de fics/fanarts do Palaestra, bom grupo de debates descontraídos sobre Saint Seiya no Facebook, evento esse criado pela querida Lune Kuruta. E sabemos que a graça dos amigos secretos artísticos/literários é justamente por autores fora de sua área de conforto e fazê-los trabalhar com algo que seja diferente. Já estou planejando o que dar para a pessoa que eu tirei: e adianto que é uma pessoa com preferências difíceis para mim, mas que merece muito algo decente. Essa pessoa tem mostrado uma bela eficiência fazendo fics, inegável responsabilidade e sim, boa qualidade em tudo o que se propõe. Assim, não apenas assumo o desafio com boa vontade, mas até com alegria.

Mas e meus pedidos? Admito que são incomuns (o mais fácil é fic com o par romântico Aldebaran/Mu), e de certo modo justificaram a lista mais longa de "preferências" de todo o evento: e são apenas "preferências e dicas", não gosto de pensar em exigências. Não sou nenhuma pop star para exigir 400 toalhas brancas nem baixelas em porcelana de Xangai: prefiro antes ter a chance de AJUDAR a quem se propuser a escrever, dando as dicas e apoio que a pessoa precise para não se sentir perdida. Por isso a lista enorme: espero que seja um guia para que se faça o fácil e confortável ao invés do difícil.

Para facilitar de vez, abri os canais do blog para postagens anônimas moderadas, onde quem quiser pode pedir ajuda para mim, caso precise dar uma boa adequada na fic sem a necessidade de se identificar. Seja perguntando onde pegar referências dos personagens ou para tirar dúvidas sobre uso de vírgula, estamos aqui para ajudar. Pode mandar a dúvida que for, que vou responder o mais rápido que conseguir (lembre-se que não tenho o conhecimento do universo e tenho uma vida fora da web bastante exigente, posso demorar um pouco, e também tenho que fazer uma fic difícil...mas não se sinta abandonado porque não vai estar, eu atendo sim).

Lembre-se que a lista gigantemente insana está lá pra ajudar, não pra botar pressão. É só detalhada, nada mais. Inspire-se na lista de "Coisas que Agradam" que ela tem, e que é longa, dá várias opções. Ou faça algo totalmente surpreendente. Esteja e sinta-se livre!

Sobre EXIGÊNCIAS...bom, tenho. Mas dá pra resumir em poucas linhas:

—Não use as coisas da lista do "não conter/não ser" (sei que é grande, mas é a única realmente exigida)
—Não contradiga o cânone
—Se for fazer algo, faça pra valer (conto, crônica, peça de teatro, narrativas, etc. Não escreva "de qualquer jeito, só pra cumprir tabela")
—Obedeça ao português
—Lembre-se: não é para a mala sem alça Deneb, é para o fandom. Deixe algo bom para os futuros leitores.

E só. De resto, pintou dúvida, só vir aqui e perguntar. Estamos abertos até dia 13 de fevereiro, e as respostas vão ser aqui no blog mesmo (ou no Palaestra, se esse plantão de dúvidas não poluir as mensagens lá).

Esforce-se (não precisa se matar, só tenha boa vontade) e vai dar tudo certo. Boa diversão e bom desafio!



Nenhum comentário:

Postar um comentário