domingo, 17 de março de 2013

A Espiral da Desmotivação do Autor de Fanfiction (o A B...Z da coisa)



Certo, decente: você lê fanfiction. Gosta de fanfiction. E gosta de um autor específico, que lida com isso. Mas aí, se falam de você dar alguma review para a criatura (ou, pior ainda, se esse autor faz a heresia suprema de PEDIR uma review, coisa que todo mundo diz que é "feia, boba, chata e coisa de mendigo piolhento"), você foge do ficwriter, bate-lhe a porta na cara como se ele fosse um Testemunha de Jeová vendendo carnês do Baú da Felicidade e ainda estufa o peito para dizer alguma coisa bonita, do tipo:

"—Eu não dou reviews porque escrevo muita coisa nelas e fico cansado escrevendo. E não vale a pena escrever só um 'tá lindo, continua', não é mesmo? Review tem que ter conteúdo, e conteúdo cansa pra fazer..."

"—Se eu der reviews vão me cobrar mais reviews. Assim evito."

"—As pessoas jamais iriam aceitar uma review com críticas negativas, e estou me tornando a cada dia uma pessoa mais crítica. Posso ofender o ficwriter se der uma review."

"—Falta de reviews é sinônimo de qualidade, você vai mostrar que é bom mesmo se tiver nenhuma. E pessoalmente lá no reino ao redor do meu umbigo e no meu mundinho de fantasia duvido que o público busque fics para ler pelo número de reviews, gente inteligente, chique, bonita e antenada não age assim."

E, minha "favorita":

"—Autor que é autor de verdade JAMAIS deveria se incomodar com quantas reviews tem, ele ESCREVE e PUBLICA só para si mesmo!"




Então tá, decente. Agora, por favor, se puder me emprestar uns minutinhos de sua atenção, por favor olhe a lista a seguir. Não é nada de mais, só a descrição cronológica e passo a passo de como um autor se sente ao escrever fanfiction e ver o feedback "bacana" que recebe de gente como você. Era para ser um "A B C" de como o ficwriter reage, mas temo que precisei usar mais letras. Sem demoras, veja como funciona:







  • Fase a) "Escrevo a fic para mim mesmo porque eu gosto dela! Dane-se o feedback, quem é tão carente que precisa disso? Escritor que é escritor não precisa de retorno, escreve para o prazer de si mesmo! É para mim que escrevo, é para me divertir!"

  • Fase b) "Tou com a fic aberta aqui...nossa, dá bastante trabalho escrever...e revisar...a gramática tem que estar correta, é importante evitar os vícios de linguagem...É a velha história: pensar é fácil, por no papel (ou no computador) já é bem mais complicado, isso vale para escrita tanto quanto vale para desenhos. Mas é algo que eu gosto de fazer, então vamos em frente! Não precisa de feedback, é para mim."

  • Fase c) "Puxa, abri a fic no intervalo do trabalho, mas tenho que sair, hoje tenho contas para pagar, abastecer o carro, fazer compras para a mãe, achar a serra tico-tico que meu tio queria, pegar o texto do TCC da minha priminha em mãos para revisar (ela não quer mandar por e-mail) e...disseram que lá na pet shop vão vender a nova ração da Royal Canin com desconto. Se der tempo eu ainda vou no dentista, obturar o dente do siso que tem doído sem parar. Ah, fic, me espere! Resolvo isso e já volto! É para mim, afinal..."

  • Fase d) "Engarrafamento do capeta, fila no banco, no supermercado, na pet shop, no posto, na loja de ferragens, fila até na delegacia: fui prestar queixa, um flanelinha riscou a porta do meu carro...Não deu nem para ir ao dentista. Chega, vou lidar com a fic...cacete, escrever cansa...Tou pregado. Ah, hoje não dá, então, amanhã...É para mim..."

  • Fase e) "Bom, não deu para lidar com a fic hoje, mas vou revisar e lançar aquele capítulo anterior que deixei na espera, está parado há um mês, coitado. Revisar...ô canseira...agora upar...Feito! Feedback? Não estou pensando nisso, imagine, é só para mim..."

  • Fase f) "Passaram alguns dias e ninguém leu. Até tem hits no ff.net, mas acho que foram casos de gente que chegou nela por engano, não teve um retorno. Paciência, escrevo para mim, já disse! Então...vamos nos divertir escrevendo mais, sim? ***olha o videogame***Bom, né, é só por diversão, e daí que não tem feedback? ***olha o media player com episódios de Kuroko no Basket e um filme do Spielberg esperando para serem assistidos***Eu me divirto escrevendo, divirto sim ***sacode a cabeça com força, senta na frente do computador, abre a fic, fica lá brigando com o teclado de letras apagadas e com uma barra de espaço com defeito***vamos lá, escrever, escrever...fome...quero um sanduba..." ***vai para a cozinha e não volta mais***

  • Fase g) "Hoje encaro essa fic!!! É em meu nome que faço!!!" (é sábado: rala o dia inteiro até fechar o capítulo. Vai dormir às 6 da manhã, lembrando que deu bolo nos amigos que lhe convidaram para ir ao cinema e depois comer pizza).

  • Fase h) "Publicado, e de novo sem retorno. Em compensação o limãozão publicado no mesmo dia com Milo de Escorpião, Naruto, um Gary Stu , o Heero Yui e uma banda coreana numa suruba sem história, escrito em miguxês está bombando" ***tenta controlar a sensação não de inveja, mas a de 'mas que porra estou fazendo aqui???' e repete o mantra 'dane-se, é para mim que escrevo...dane-se, é para mim que escrevo...'***

  • Fase i)"Transtornos da vida real me impedem, aconteceram acidentes, estou com pepinos graves para resolver. Coisa ruim mesmo, estou nervoso, ou resolvo ou entro em parafuso. É uma emergência! A fic que espere. Ela é para meu bem, mas se eu não resolver esses problemas antes, me ferro."

  • Fase j) "Hoje assisti o novo do Tarantino com uns amigos! Que coisa boa ir ao cinema, tomar sorvete, ver gente, viver...eu ia perder isso se eu ficasse em casa...mas lembro que tenho a fic. Relaxei hoje, mas é um compromisso terminá-la...Compromisso comigo mesmo, claro, ninguém a lê fora uns poucos bem poucos até onde eu saiba..."

  • Fase k ) "Poxa, lembrei dos poucos leitores que tenho. Eu adoro eles. Mas, na boa...parece que vivem bem sem a minha fic. Parecem se importar mais com outras coisas, alguns nunca dão reviews...Não é desprezo por eles, ao contrário...só acho que realmente nem para eles a fic é assim fundamental...Mas claro, ela importa para mim, vou fazê-la..."



  • Fase l) "Na boa? Acho que sou a única pessoa que se importa com essa fic. Mesmo os poucos alegados leitores pelo visto tem vergonha de dar feedback. Se dão, é só em rede social, via mensagem pessoal no Facebook ou no Twitter, no máximo algo em alguma tripa de outro assunto. Algo mais 'indelével' como reviews, favoritos e kudos não rola. Nunca que vão dar review, paciência".



  • Fase m) "Tou chateado e com os miolos cozidos de tanto pensar em plots que tenham pé e cabeça, de tanto passar noites e noites acordado fazendo pesquisa para não escrever besteiras, de tanto me cobrar qualidade de escrita e me vigiar para não fazer uso leviano de personagens. Faço a fic por mim: e ela em troca me fez esgotar o estoque de Neosaldina da casa."



E trate de dar review!
  • Fase n) "Enquanto isso um amigo quer que eu dê review na fic dele (que está ficando bem popular, aliás). Não li, os temas que ele lida não me agradam. Mas vou lá, já que ele pediu vou ler assim mesmo. É justo, é por um amigo...e acho que é só por isso que ele diz que preza o que eu faço, afinal: só porque é meu amigo. Com base no que ele escreve, imagino que igualmente ele não deve gostar do que eu escrevo. Minha fic...eu escrevo para mim, melhor não pedir nada dele (mendigar é errado. Né?)"



  • Fase o) "Dei review na fic do meu amigo. Perfeito. Mais tarde, antes que eu dissesse qualquer coisa, ele abriu o jogo e admitiu que não dá review nas minhas e nem lê o que eu faço: disse que me acha um bom autor, mas que o tema lhe dá nojinho (bom...e como ele sabe se eu sou um bom autor? Mistério...) Tá, é um direito dele...(claro que não é razão para estresse: eu já falei hoje que faço a minha fic só para mim?)"

  • Fase p) "Fui lidar com a fic. É só escrever, plot pensado (sinto a cabeça pesada, não sei se é resfriado ou só a falta de sono...não está rendendo...). E depois...publicar, vamos lá, acessar minha conta no Fanfiction.net, no Nyah!, no Ao3, em todo lugar, divulgar, deixar acessível...Mas, pergunta: se escrevo PARA MIM e já que NÃO TENHO RETORNO, pra que é que vou publicar seja lá o que for?"

  • Fase q) "Descobri que plagiaram uma de minhas fics românticas antigas. Trocaram o fandom, o par (por um bem pop) e escreveram de um jeito menos cuidado. O argumento, as situações, os lugares, o enfoque e até o gato que aparece no fundo de uma das cenas coçando a orelha: está tudo lá. No título mudaram apenas o nome do personagem usado. Esse plágio tem mais reviews em um dia do que minha obra inteira em seis anos, a autora tem um fórum e comunidades que congregam uma legião de fãs agressivos que eu já vi transformarem a vida de quem a enfrente num inferno. Bom, se prezo minha sanidade mental, não vou poder nem denunciar. O jeito é seguir escrevendo...só para mim..."

  • Fase r) "Apareceu um cara ME acusando numa review desaforada de plagiar a fic que me plagiou. Expliquei o caso para ele por e-mail, mas ele se limitou a responder "não tente me enrolar, está na cara que a sua fic é só uma cópia barata da qual ninguém gostou!", e citou minha crônica falta de reviews como prova. Não adiantou que eu argumentasse que a fic da tal autora é mais nova que a minha, ele pareceu ignorar o que eu dizia. No mesmo dia apareceram mais dois colegas dele (das comunidades de fãs da ficwriter que copiou meu texto) me xingando nas reviews de minha fic copiada, dizendo que souberam do meu trabalho porque o cara o 'esculachou com altos motivos' no fórum deles, acrescentaram que odiaram minha fic por ser 'pouco original'  e 'deturpar personagens'. Tenho agora três reviews num dia: todas negativas, e na verdade por nada. Vou reportar abuso, sei lá quando apagam, se é que apagam. Esquece, melhor pensar na minha fic nova, ela é feita para mim, vai me alegrar...estou sem disposição pra lidar com esses assuntos."

  • Fase s) "Eu escrevo para mim. Mas talvez eu não precisasse passar pelos aborrecimentos que tenho enfrentado se meu trabalho fosse mais conhecido. Talvez o problema seja esse: ninguém conhece o que eu faço. Eu devia tentar fazer propaganda de meus textos em redes sociais...ou não, já que na maioria dos lugares as pessoas acham que isso é mendigar vergonhosamente. E tem mais o seguinte: eu frequento essas redes, tenho até que bastante amigos nelas. A maioria gente de fandom. A maioria que sabe que eu escrevo fics...Bom, eles não leem e não dão retorno porque não querem. E dizem que é feio e coisa de pessoa carente pedir feedback, que quem pede só importuna os outros...Então é melhor desistir desse plano antes que eu receba espinafração em troca da propaganda. E é como dizem, quem precisa disso, se o legal é escrever e publicar para minha auto-satisfação, só para mim? Certo?"

  • Fase t) "Um amigo me sugeriu parar de lidar com fics sobre temas não-populares e bolar algo de pares e situações mainstream em fandoms da moda, como qualquer pessoa normal faria. Eu disse que não gostava da ideia, e que faço minhas fics para mim mesmo, com os temas que me agradam. Vou escrever para mim...Mas fico pensando: tão pouca gente lê, será que são só os temas incomuns que incomodam...ou na verdade é porque escrevo mal?"

A alegria de se receber a terceira review
 numa fic publicada em 2007...Olha o sorriso!
  • Fase u) "Seguindo o conselho desse amigo, escrevi alguma fic com tema pop e pares pop. Foi sofrido e enjoado fazer, mas saiu, cuidei dela tão bem quanto das outras. Está publicada há três semanas e não recebo retorno algum. Acho que o povo realmente não gosta do que eu escrevo. Uma das poucas pessoas que fez contato comigo sobre a fic disse 'ah, eu tenho medo do que você escreve, sempre tem aquele par que eu não gosto'. Expliquei que não era o caso desta vez, e a pessoa pareceu não acreditar (...azar...deles...eu...escrevo...para...mim...)".

  • Fase v) "Descobri reviews emocionadas que tanto meu amigo que não lê minhas fics por ter 'nojo do tema' quanto outras pessoas que diziam 'ter nojo do tema' deram nas fics de uma ficwriter famosa. Que escreveu sobre exatamente o mesmo tema que eu. Bom, acho que de fato não gostam do que eu faço (embora houve quem me dissesse que essas pessoas só queriam ficar de boa com essa ficwriter importantona, daí foram puxar o saco. Não sei o que ganham com isso, mas...). Eu olho para minha fic aberta no editor de textos e imagino que poderia não ser algo só para mim (como é) e agradar muita gente se fosse escrita por uma dessas pessoas ilustres e influentes (que eu não sou)..."


  • Fase w) "Me empurrei para a frente do computador e comecei a escrever: vou terminar essa fic custe o que custar, é para mim que escrevo, afinal! Minha satisfação...ou seria honra? Ou apenas pela coerência de terminar o que comecei? Eu quero escrever? Quero mesmo? A fic e está parada há tanto tempo... Melhor reler tudo o que eu fiz. Enquanto vou relendo (e gosto do que releio), fico pensando em por que ninguém dá retorno. Acho uma possível explicação numa das três reviews de uma das minhas fics de seis anos, onde está escrito: "Sabe, gostei muito mesmo de sua fanfic mas evitei lê-la por anos porque achava que ela devia ser ruim: afinal quase ninguém deu review para ela, e normalmente as pessoas pensam que falta de reviews significa que o texto não presta". Olha, talvez as pessoas tenham razão. Passa pela minha cabeça que se ninguém dá retorno, deve estar ruim a ponto de ninguém querer ler, e que eu me divirto com a fic por alguma questão muito pessoal, excêntrica e que só eu entenda. Devo ter um senso de qualidade estranho. Como é algo que estou fazendo só para mim, eu mesmo que deveria julgar se a fic está boa ou não...embora eu apreciasse algum retorno, alguma análise vinda de fora...esquece, não tenho isso mesmo, nem adianta fantasiar."

  • Fase x) "Definitivamente gosto do plot e das situações da minha fic. Me divirto bastante pensando nelas antes de dormir, às vezes dá até para sonhar com tudo aquilo. Escrever, por outro lado dá muito trabalho, toma tempo, dá aborrecimentos e não traz retorno. Vou pensar bastante na minha fic: é só para mim que penso. Apenas pensar: porque se escrevo, vira uma  coisa de fato para os outros, dar um formato que eles entendam. Para mim mesmo basta o que já existe na minha cabeça, não precisa sair dela, não precisa de 'forma física', digamos."

  • Fase y) "Eu ia escrever hoje, mas a fadiga me impede. Sei que, como bom autor, tenho que ser maduro e valoroso, aceitar o que o povo diz, não mendigar, não reclamar e escrever (e publicar) só para mim. Mas também é por mim que estou tentando me agradar jogando Super Mario Galaxy e comendo Doritos ao invés de escrever, e acima de tudo, é por mim que estou tentando evitar ainda mais danos à minha auto-estima: e evito os danos não escrevendo ou publicando. Porque, sim, ver que o texto no qual depositei tanto trabalho está sendo ignorado até por quem diz que sou um "bom escritor", me deixa realmente para baixo. Não dá ânimo em continuar a empurrar essa bobagem para cima dos outros. Escrever e publicar deixou há muito tempo de ser um prazer para virar um aborrecimento estéril".







  • Fase z) "Não tenho escrito. Se a vontade de escrever aparece, tomo a atitude que mais me parece ajuizada: deito e espero passar. Não tenho feito nada. Mas, também, acho, não está fazendo falta pra quem quer que seja: então..."***vira pro lado e dorme***





Então, decente: é isso que acontece. Quem publica quer leitores, e desmotiva bastante não ter resposta desses supostos leitores. Eu podia até falar do quanto reviews são importantes  para ficwriters também para divulgar uma fanfic, uma importância que vai muito além de uma massagem tailandesa no ego...mas é melhor deixar para outra ocasião. Ao menos, espero que após ler tudo isso—se é que você leu—que sua excelência passe a pensar melhor no que está fazendo (ou melhor: o que está deliberadamente deixando de fazer, deixando de dar retorno para quem escreve, dando a impressão de que o texto está lá jogado para as baratas). Ponha-se no lugar do autor e veja que bacana seria se algo no qual você pôs uma soma considerável de empenho e energia fosse simplesmente ignorado pelas pessoas ao redor.

Todo autor que publica quer ser lido. E precisa saber que alguém está lendo: mais, agradeceria se os leitores que dizem que gostam dele pudessem indicá-lo para outros leitores (E É PARA ISSO QUE SERVEM AS REVIEWS, ENTENDEU?). Fazer isso não parece algo tão ruim e que vai dar bolha no dedo, violar as leis divinas ou ofender sua honra. Afinal...ninguém aqui está forçando ou querendo botar pressão para você  ler o que não gosta (como já fizeram comigo muuuitas vezes, que se diga...Cada coisa linda que só...). E ninguém está querendo que você escreva uma review do tamanho de "Os Lusíadas". Pode escrever curto, amiguinho. Olha só,  vamos voltar lá no comecinho, onde você disse que GOSTA DO AUTOR e GOSTA DAS FICS DELE, certo? Então, se gosta, por que não dar a ele um incentivo decente para que ele continue escrevendo?

Mas aí, né...você diz que "não dá review porque a fadiga lhe impede tem razões sérias de ordem psicológica e metafísica para não dar". Você diz  que escreve demais nas reviews. Que iam lhe cobrar reviews para outras fics. Que você ia ofender o autor com críticas. Que fic boa não precisa (e não ganha) reviews. E nessas pouco importa se o autor (que você disse tanto gostar) está motivado ou não: "ele escreve e pronto, escreve como um escritor puro, apenas pelo prazer de escrever, publica pelo prazer de publicar! E vamos lendo, está tudo bem, tanto faz que ele não tem retorno...Quem precisa disso, né?"

Que seja então. O autor agradece por ser assim tão "querido" por seu público. Agora, não vá reclamar mais tarde, quando ele desistir de escrever e de atualizar fics (inclusive aquela em capítulos que você acompanhava) ou quando o saco dele encher de vez e o cidadão deletar as contas de Fanfiction.net, Nyah! e Ao3. Você não se importava mesmo. E, como dito, a gente colhe o que planta...

29 comentários:

  1. Sua alma jornalística, a verve, o talento, tudo está presente no texto. Faz bastante tempo que estamos no fandom e conhecemos bem essa situação. Eu mesma já deletei fanfics que agora estão em fóruns fechados. Faz muito tempo que não leio mais fanfics fora do need for fic. Perdi o tesão. Quase não publico fora de lá também. O motivo? As reviews. Lá são seis ou sete que leem, mas sempre comentam. Outros sítios? Já não publico como antes. Entendo seus motivos e compartilho deles. Ótimo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, é essa mesma a situação de todo mundo, salvo talvez uma ou outra mega über popular pessoa escrevente, e no momento não me lembro de nenhuma. Desanima escrever para o vento, e chega a dar raiva quando alguém, depois que você deletou a fic, vem com a conversa de "ah, mas eu lia..." Bom, caso é que nós que escrevemos não ficamos sabendo que essa pessoa lia, e nessa desanimamos. É realmente muito chato.

      Obrigada pela força!

      Excluir
  2. Ótimo texto, Deneb: didático e direto ao ponto. Mais do que isso, só desenhando. Mas a gente sabe que mesmo assim muita gente não vai entender.

    Deneb, o mundo das reviews sempre me pareceu funesto. Estou afastada do fandom há anos, mas lembro bem de meados de 2007, quando o fandom estava bastante ativo. Autoras bem fraquinhas, ou, arrisco dizer, ruins mesmo, com fics de enredo e redação medíocres, eram ovacionadas e assediadas, ao passo que autoras cuidadosas, criativas, com fanfics complexas e caracterizações verosímeis, muitas vezes ficavam a ver navios. Você, pra mim, era certamente uma das mais injustiçadas. O que são fics boas naquele mar de fics água com açúcar, idiotas (em bom português! XD), de ficwriters que às vezes pareciam ter 12 anos (na escrita e na maturidade)? Eu não acreditava no grau de "bobice" de meninas às vezes mais velhas do que eu. O fandom só reflete o gosto literário do senso comum: Por que Crepúsculo, 50 Tons e tantas outras obras de qualidade questionável viraram a Bíblia de tanta gente? Porque é ruim. Se fosse bom, se tivesse conteúdo, se movimentasse os neurônios, não venderia.

    Você e tantas outras autoras boas infelizmente não são reconhecidas como deveriam, há muito tempo. Eu gostava principalmente de deixar a review de protesto: aquela review que vem dizer: "como ninguém comentou isso antes?", "como essa fic pode ter ficado mal colocada nesse challenge?". Sério, era (é) difícil ver muita coisa ali. A omissão de uns, a tietagem ao medíocre de outros, julgamentos injustos. Enfim, perdi a fé.
    (lembro, inclusive, de uma das minha maiores frustrações: tive duas fics ganhadoras de challenge. São, veja só, as menos comentadas, menos lidas e menos favoritadas de toda minha lista. Nem mostrando um "troféu" uma fic meio fora dos padrões bomba. É a vida, né?)

    Além dos que você citou, um tipo de review que me dá raiva é aquele que te considera uma funcionária: "cadê a continuação? Eu exijo!" XD Quer que eu passe o número da minha conta? XDDD De graça e sem reconhecimento, tá difícil!

    Enfim, Deneb... Fui escrever um mero comentário, acabei escrevendo um desabafo. Fico feliz em vê-la de volta ao fandom. Vou procurar saber das novidades. Eu nem entrava mais no ff.net e não frequento nenhum outro site de fanfics, nem lembro minha senha, recentemente fiz um esforço até para lembrar meu nickname (XDDDDDDD). Minha vida como leitora de fics é pública, mas como escritora não, então também tenho que comentar às sombras e tomar cuidado com o que falo logada. É difícil! XD

    Sempre em frente e com a bandeira tourocarneirista em mãos! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela força, Krähe, e, pois é, o mundo de reviews é funesto, com tiradas que por vezes parecem piadas como "já lhe dei review no Twitter", ou as pessoas que reclamam "Como você é ambicioso! Quantas reviews você quer? Um bilhão?!" (e a pessoa só tem 2 desde 2007...)

      Challenges eram bons, mas por alguma razão, acabavam se esgotando nels mesmos: os participantes liam sua fic, comentavam e...morreu ali. Não dava retorno. Comigo, ou eu mostrava minha fic ganhadora de challenge na cara das pessoas (e dizia, na cara dura "leia isto, por favor"), ou não liam. Melhor dizendo: se liam, guardavam as impressões para si.

      Eu AINDA continuo na ativa, e continuo tourocarneirista como sempre, mas com aquele meu velho acervo juntando pó, tenho a cada vez mais pensado em apagar tudo já que ninguém lê. Talvez a vantagem de ser pouco lida é que eu conheço bem dizer todo mundo que me dava reviews: assim, não ia prejudicar os velhos leitores, não ia tirar nada dessas pessoas (se quisessem ler minhas fics seria só pedir por e-mail). Mas dizer que acredito que novos leitores apareçam...nah, é raro, é difícil, muito difícil...Eles só aparecem depois que uma obra parou ou foi apagada, com a conversinha de "eu lia, que sacanagem sua apagar a fic!" (sacanagem nossa...Sei...¬¬* )

      Por isso que eu digo que se esses leitores enrustidos saíssem do armário, iam ajudar sim. Íamos finalmente sentir que não estávamos sozinhos, e isso nos motivaria a continuar trabalhos e manter as fics no ar.

      E, lembrando: comentar em rede social e achar que isso basta, como muita gente faz, acaba não dando certo. O comentário se perde e vira algo que não ajuda no feedback de um autor a longo prazo. Queria que as pessoas tivessem ao menos alguma consciência disso. Eu já cometi esse erro no passado, e ao ver que meus comentários (que poderiam ter ajudado autores) se perderam, não faço mais: lugar de review é nas listas de reviews, não no Facebook.

      Beijão, e outra vez obrigada pelo apoio :)

      Excluir
  3. O mais "divertido" é que quando você olha sua conta do fanfiction.net vê que uma centena de pessoinhas favoritaram e seguiram (gente, seguir uma fic com status de 'finished', utilidade, cadê você?) sua fic mas não se dignaram a escrever uma linha sequer de review. Tive uma menina que favoritou 8 das minhas fics no mesmo dia e não comentou NENHUMA. Vai entender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Favoritar ainda acho que é melhor que nada (embora me passe na cabeça sempre a coisa de "mas que raio de vergonha é essa que esse povo tem de escrever, por que isso?"), na verdade sou até entusiasta desses mecanismos que deixam a pessoa dar um "curtir" na sua fic (como o Ao3 tem). Justamente por uma questão de condescendência, de saber que o povo tem aversão crônica a escrever. Só que o que mais intriga (e chateia) é que na maioria dos casos não fazem nem isso, e o que fica lá é o amontoado de hits com resposta nenhuma. É impossível não se ter a impressão de que um monte de gente veio por engano ou não gostou da fic...

      ...Só que aí, se a gente tira do ar, só nessa hora o povo aparece, choramingando: "por que apagou????". Lógica, oi?

      Obrigada pelo apoio!

      Excluir
  4. Mas o mais trágico disso tudo é o pessoal que ri da tua cara pelas costas porque você espera reconhecimento dos outros e se acham ~os superiores~ por "só publico por diversão, lol, você tá levando o hobby muito a sério".

    Porra cara.

    Porra.

    Se eu não quisesse reconhecimento ou comentários, EU NÃO COLOCARIA NA INTERNET, CACETE! Se você não faz questão de reconhecimento, O PROBLEMA É SEU!

    Desculpa pela linguagem e pelo desabafo nem um pouco construtivo :P Sabe, nas raríssimas vezes que eu escrevo pra fora da panelinha eu ainda tenho alguns fãs fiéis, mas poucos. E eu escrevo originais, então já dá pra imaginar o drama... Mas mesmo assim é frustrante.

    Acho que é por isso que eu diminuí o ritmo de publicação e fico mais compartilhando notas de worldbuilding com a panela, pensando melhor...

    (mas ainda não suporto o autor que fica de "no mínimo x comentários senão eu paro". Diacho, NÃO!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior: tem tanta gente que fala essas coisas. O cara começa seu discursinho de "autor que é autor escreve para ele mesmo e não precisa de reviews", já junta um monte de gente em volta dizendo "é isso aí" e "não suporto mendigo de review, nunca se contentam com tudo o que tem". Se for ver a maioria que fala isso ou se faz fics escreve só de onda (fics sem estrutura, sem respeito à ortografia, sem história, sem nada, e publica sabe-se lá porque), ou é gente que só lê e "não quer se sentir pressionada a dar reviews". Em último caso, algum autor mega pop que acha inocentemente (ou não, vai saber) que todo mundo deve ganhar 50 reviews por semana, como ele. mas, fato, se a pessoa escreve minimamente à sério, vai querer receber reviews, por mais que resista em admitir.

      De todo modo esse discurso tão comum é na minha opinião hipócrita e desestimulante para quem escreve. Ninguém para para pensar que se o autor PUBLICA ele está deixando as coisas ali para que o PÚBLICO veja, e se o público ignorar, perde-se o sentido de publicar. E, claro, na maioria das vezes não é o caso de autor chantagista que ameaça greve caso as reviews não cheguem (embora eu chegue até a entender por que fazem isso...mas a dureza é que esses autores normalmente nem precisariam de reviews: os mais chantagistas costumam estar entre os mais pops, salvo raras exceções) mas de um pobre coitado com fics que ganham uma review por ano e coisas do tipo.

      Obrigada pelo comentário (e não se preocupe com o linguajar não, aqui tudo é de boa com isso—mesmo porque sinto vontade de dizer a mesma coisa ante a essas situações).

      Excluir
  5. Curti muito e entendo os dois lados, já que leio e escrevo fics. Parei de escrever por um tempo, com uma situação parecida com essa presente no texto; estou na fase Y e Z.
    Mesmo que seja um "Amei, continua", os review REALMENTE fazem a diferença pro escritor! Eu ficava muuuito feliz quando recebia algo, mesmo curtinho, mas aquilo mostrava que tinha alguém lendo e gostando.

    No meu lado de leitora, eu demoro MUITO pra dar um review. Normalmente eu leio o primeiro capítulo. Se eu gosto, continuo lendo, mas ainda não dou review e passo para o segundo capítulo. Terminado, aí sim começo a dar reviews. Não gosto de "iludir" o escritor dando review logo de primeira, porque tenho medo de não gostar dos próximos capítulos e desistir de ler. Acho que é pior perder do que nunca ter... Estou errada? Tenho essa dúvida, não sei se faço certo. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu digo sempre: para dar uma review, não precisa escrever "Os Lusíadas" inteiro, basta um tweet de 140 caracteres (até menos). Eu nunca exigi reviews com altos conteúdos e sempre tive carinho por pessoas que me mandavam one-liners: a pessoa se dignou a mostrar que ela gostou que meu trabalho estivesse lá, escrito, e isso importa muito.

      Demorar para dar review é uma coisa, não dar nunca é outra. Verdade que muita gente que diz "ainda vou lhe dar uma review, espere" acaba sendo justamente quem não dá review nunca. Não chega a ser realmente errado que se dê review só depois de terminar de ler uma fic em capítulos, quer se avaliar e comentar o conjunto...mas é importante ter em mente que as reviews são o que pode motivar o autor a escrever o capítulo seguinte. Muitas fics ficaram incompletas para sempre por falta de reviews, o autor achava que o público não tinha interesse, que o esforço de continuar não valia. Então, algum retorno é útil, e um dos mais eficientes combustíveis para que fics ongoing não fiquem incompletas.

      Obrigada pelo apoio!

      Excluir
  6. Encontrei esse texto no facebook e resolvi clicar! Que sorte a minha!

    Antes de comentar intelectualmente (ou não) seu texto vou fazer um pequeno e chato desabafo.

    Eu comecei a pensar que meus textos eram idiotas e cheguei até a apagar uma FIC que amei escrever, mas não teve NENHUM retorno. Passei por todo o processo de releitura do meu próprio texto (corrigindo alguns erros gramaticais que deixei passar - mesmo após ter lido várias vezes antes de postar) e por fim decidi que o tema não agradava aos outros e por isso não havia necessidade de manter ele "no ar".

    Eu gosto de escrever, realmente me relaxa, mas não é legal escrever uma história e não ter retorno. No começo você não se importa, mas depois vai ficando chateada, além do crescente sentimento de culpa por acabar sentindo "invejinha" daquela FIC pop, com um tema pop e repleta de lemon, hentai, orange e orgias loucas e cenas melosas.

    No entanto, após ler seu texto percebi que não estou sozinha, outras pessoas sentem o mesmo! o/ Admito que não leio mais tantas FIC como antes (mas ao menos comento as que leio, quem sabe um dia o universo me presenteia por isso kkkk).

    Além disso,fiquei um ano longe do mundo das FIC por motivos pessoais e por desanimo de escrever, já que ninguém se importava não havia motivo para continuar postando. Só que quando voltei, o mundo das FICs pareceu ter dado um giro de 180º e ficar ainda mais complicado no quesito "feedback".

    Quem sabe os leitores fantasmas leiam seu ótimo texto e resolvam aparecer, mandar Review, recomendar e ainda fazer propaganda! *olhos brilhando*

    Parabéns pelo texto e muito obrigada por escrevê-lo, não me sinto assim tao mal agora! hehehe

    Você escreve muito bem! (Viu acabou não sendo, realmente, um comentário intelectual.)

    Beijos Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, mas é bem isso mesmo. Pensar uma história legal, ótimo, uma pessoa pode fazer isso para se entreter, escrever idem: dá trabalho, mas acaba servindo como algum entretenimento.

      Mas se escrever fosse "só para a pessoa", garanto, ia bastar isso. Se a gente publica é que acha que tinha no mínimo alguma historinha para contar e que poderia interessar para alguém. Agora, se ninguém aparece, a impressão que dá é que ninguém se interessa por aquele tema. Uma autora da minha "fatia de fandom" específica (Saint Seiya, yaoi de Aldebaran/Mu), parou de escrever de tão pouco retorno que tinha.

      E o chato é ver, comparando, que alguma fic pop justamente não tenha história, não tenha nenhum cuidado ao ser feita e ganhe um monte de reviews, e as feitas com cuidado sejam relegadas ao ostracismo. No meu caso não sei se o sentimento seria definível como inveja...É mais a sensação de se estar tentando tocar uma valsa de Strauss num baile funk: independente da coisa de bom gosto/mau gosto, fica a impressão de "estou procurando público no lugar errado". E aí...a vontade de seguir publicando some e a vontade de apagar tudo aparece bem forte.

      Obrigada pelo apoio! (e obrigada por dizer que eu escrevo bem ^___^ ) E, olha, se esse texto servir para que algum leitor fantasma dê as caras, desça do alto da indiferença e finalmente comente as fics que lê vou me sentir muito, mas muito feliz.

      Excluir
  7. Adorei! Tudo que acontece comigo, você descreveu. Eu sou autora e já sofri demais com a falta de um retorno. Ainda sofro, na verdade.
    Eu sei que vou parecer tremendamente egoísta, rude, mas quem não é assim vez ou outra? O caso é que tem fics ruins recebendo comentários e fics boas, às moscas. E é interessante o tão famoso clichê. Meu Deus, será que não cansam não? Escrever uma coisa diferente é quase um sinônimo para abandono. Eu tenho uma fic que a principal já começa morte e a história é contada pelo namorado dela - ambos são da polícia. Eles tinham um namoro secreto e agora ele tem que trabalhar no caso da morte dela. Será que a regra de não se envolver emocionalmente continua forte?
    Enfim. É injusto. Mas, pelo menos, eu tenho algumas, poucas, mas maravilhosas, sabe. Aquelas que te fazem sorrir tanto, que você não desiste desse mundo. E olha que eu já tentei algumas vezes. Algum dia, sei lá, reconhecem meu esforço? Presunçoso.
    Mas, tudo bem. Ou talvez não. Enfim. Adorei o texto, parabéns!
    Bruh Fernandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E COMO eu sei isso, Bruh! Escever o diferente é o que eu faço (em Saint Seiya escrevo yaoi de Aldebaran/Mu, fics com os Cavaleiros de Bronze secundários, com personagens exclusivos de Episode G, com a Shaina, sem que ela seja uma Mary Sue disfarçada ou uma cachorra pegadora e meio tarada...) Embora eu mesma não possa julgar o que eu mesma escrevo, sei SIM de fics muito ruins (em tudo, escritas com erros de português, misturando entradas estilo teatro, comentários pessoais, emoticoms, miguxês, com plots não só batidos mas com erros grosseiros—coisas do tipo de dizer que a capital da Alemanha é Viena, botar personagens na Belle Époque e fazer um deles namorar a Isabela Swan, sem explicações, ou o caso da pessoa "com três bocas e oito braços e contorcionista" num lemon...) e que juntam reviews como açúcar junta formigas. E, sim, concordo que parte de se fazer de uma fic algo no mínimo medíocre é grudar no clichê e não largá-lo como se ele fosse a palavra salvadora do santo profeta...

      E nessas horas a gente fica pensando "mas será que o público que curte as fics ruins é mais desinibido que o que lê fics melhores, e por isso comenta?", ou que o que a gente faz não agrada mesmo e nós que somos os estranhos? Isso mina a confiança de quem escreve.

      O plot da sua fic me lembrou justamente do roteiro de meu game favorito, Ace Attorney. Nele, após um prólogo curto, a até então principal personagem feminina morre, e o parceiro dela nos tribunais (não era namorado, mas assim mesmo era muito ligado a ela) tem que desvendar o mistério de quem a matou. A morte dela não fez a história ficar pior, ao contrário, assim como acho que a morte da sua personagem principal não deve ter piorado em nada sua fic (e, bom, eu poderia falar aqui de uma história onde o personagem principal NUNCA APARECE—uma peça de teatro chamada "Esperando Godot", do Samuel Beckett, considerada um clássico mais que absoluto). Eu tenho fics também em que personagens já começam mortos ou rendidos, com a "polícia batendo na porta", derrotados, cercados e sem chance nenhuma. E, é, não as acho piores que as demais, pra falar a verdade.

      Obrigada pelo apoio e pelos elogios. E, sim, quem sabe um dia o povo cria vergonha na cara e passa a notar que feedback é importante para nós...

      Excluir
  8. OI! Nossa, mas é exatamente isso que acontece. Adorei o texto. Passei por todas essas fases, e sei que é exatamente o que acontece. Um ótimo trabalho de investigação-jornalístico, e você deve ter passado por tudo isso também, não é? Depois que comprei um PS3 e descobri GTA4 e Dead Island acabou o mundo da fic para mim. GTA4 tem até slash, pra que vou ligar pra fic? E Sims? Tem até Mods pra Mpreg! Fic? Vou fazer caminhada, cuidar do cabelo, fazer as unhas, ir no cinema que ganho mais! Realmente é melhor apenas só imaginar e no máximo montar uma realidade de Sims 2 ou 3 com os personagens! O tempinho livre que tenho estou escrevendo mas se terminar vai ser pra publicar, e quem quiser ler vai ter de pagar e comprar! Adorei o texto e tô compartilhando! BJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, nós tod@s passamos, e é assim mesmo que a motivação vai para o ralo. Ninguém tem ânimo de gastar tempo e esforço escrevendo para ninguém quando pode estar fazendo outra coisa e se divertindo mais: pro povo ver, é só comparar a diferença que há entre se encher de dor nas costas e cansar a vista digitando e publicando textos no computador por horas com gastar que seja uma parte dessas horas em fazer uma boa massagem nas costas. Pra mim, a massagem ganha, já que o esforço de se gastar tanto com textos dói e nem é recompensado no mínimo que se esperaria.

      Aquilo, ninguém aqui pede todos os leitores da J.K. Rowling rastejando aos nossos pés, mas, poxa, um pouquinho de atenção da parte de quem lê e gosta, um retorninho... Se soubessem o quanto isso importa...

      E está muito certa em escrever só no tempo livre que achar conveniente, com intenção de publicar. Que, como bem diz o ditado, quem trabalha de graça é relógio: se leem, se escondem e não dão review, agora se quiserem ler, que deem dinheiro. Pode parecer duro, mas é realmente justo.

      Obrigada pelo apoio!

      Excluir
  9. Deneb, passando apenas para dizer que esse texto retratou completamente toda a minha vida atual de ficwriter e como vamos perdendo o ânimo até finalmente desistir. Comecei e até o momento me mantive com o mantra "escrevo para mim", mas muitas vezes não é o suficiente, e mesmo que não recebamos remuneração por nossos textos, claro que queremos reconhecimento, nem que seja apenas um pouco. Em suma, queria apenas dizer que, gostei muito da abordagem que você fez deste problema e afirmar que, mesmo sem reviews, eu ainda vou continuar, porque... sei lá, acho que sou maluca. ^^

    ResponderExcluir
  10. Quando a pessoa pensa que isso é só com ela... Abre o facebook e acha o link dessa postagem. Não sei se a sensação de "não estar sozinha no mundo" é boa ou ruim nesse caso.

    Acho que a parte mais engraçada *Erguendo a plaquinha do sarcasmo* é quando os mesmos leitores que não acham tempo/vontade para deixar review começam a reclamar que autores sumiram ou que determinado fandom está morrendo. Esses merecem um belo prêmio. Só perdem para aqueles que acham fics com temas ou casais diferentes e vem com um adorável "Você até escreve bem, mas o casal é uma droga. Tente [insira um casal clichê aqui]!". VSF.

    Nessas eu acabei praticamente largando o fanfiction.net, deletei perfis antigos com média de 60 fics em cada, e agora só escrevo originais por causa do pessoal com quem jogo RPG. Nem falo das choradeiras de "mas eu amava tudo o que você escrevia!" da parte dos fantasminhas [não] camaradas.

    Ótima postagem, compartilhando com outras escritoras \o

    ResponderExcluir
  11. COMENTÁRIO PARTE I

    (tive que dividir pois não coube... rs)

    Tropecei muito por acaso neste texto no facebook, e jesus... sou eu exatamente!!

    Acho que tu me descreveu!!
    Quero dizer, eu sempre escrevi pra mim, realmente... mas vou contar minha estória rapidamente aqui:



    Minha primeira fic escrevi, pois tive uma ideia depois de ver uma fanart (eu amo fanarts), daí pensei... "eu poderia colocar tudo isso que eu imaginei no word, não poderia?",então, a fanartista era minha amiga, pensei: "poxa, ela gostaria se eu escrevesse...", e sou muito fã de uma ficwriter, que depois se tornou minha amiga, aí pensei, "ela ficaria orgulhosa se eu fizesse algo diferente de ler...", então meu último pensamento foi: "vou escrever de qualquer maneira, é pra mim mesmo... eu gostei da minha ideia..." aparentemente eu nem ao menos COMECEI essa fic sendo "pra mim"... hehehe... mas escrevi, postei, minhas amigas gostaram, mas eu não posso dizer que a fic foi um sucesso... rs... no início eu realmente não ligava... mas escrevi mais uma e ainda trabalhei em collab com minha amiga, e ficwriter favorita, em duas outras.

    Amei isso, foi divertido, mas ninguém deu muita atenção, fora eu e minhas amigas (que NÃO SÃO MILHARES, eu tenho pouquíssimas amigas), minhas fics tem nota extremamente baixa na FeB... e, não vou dizer que sou escritora de qualidade, mas tenho cuidado com o texto, eu conheço e amo os personagens, e também li muita fic, sempre haviam algumas coisas que não eram abordadas... e eu gostaria que fossem, então, eu fiz... bem, posso dizer com afinco e certeza que fics com palavrões e textos descaracterizando os personagens; erros ortográficos; gramáticos; e furos de cena; até nome dos personagens escrito de forma errônea; tem no mínimo três mil vezes mais comentários que as minhas fics... HAHAHA eu deveria desistir disso, mas tenho uma fic plotada no meu micro, UM DIA EU POSTAREI, pois os leitores estão felizes mesmo é lendo as fics com erros e personagens desestruturados... por que eu vou querer me meter nesse mundo? Certo? Ninguém sente falta mesmo... E aqui morre uma ficwriter.

    Agora estou escrevendo para outro fandom (Merlin), sem minhas amigas (que pertencem ao fandom HP), eu já tinha a fic muito avançada e pensei, “vou postar”, mas não tinha beta, não tinha nada... só a capa, e os capítulos... nem conta em site de fic “geral” eu tinha (só na FeB), mas pela minha experiência de leitura eu sabia que não tinha fic como a minha em língua portuguesa... o fandom é devagar deste lado do globo.
    Escrevi, fiz conta em TRÊS SITES DIFERENTES, postei, e tenho reviews no nyah! (apenas em um site), não reclamo que não tenho, mas eles são raros, existe uma leitora que foi um amor, ela me recebeu bem, e pensando nela eu posto os próximos capítulos, que estão prontos, mas eu não tenho pressa, a leitora é autora também, ela é ocupada, e vai ler quando tiver tempo, eu não preciso correr... “é mais pra mim do que pra qualquer outro” digo mentalmente.

    Mas sinceramente? Se eu recebesse mais comentários diferentes de “continua”, eu estaria dando mais atenção para a minha fic... vou dormir cedo às vezes, pois não to a fim de escrever... é uma leitora só que se importa, ela está ocupada e tem suas próprias fics... eu sou extremamente grata a ela, mas se houvessem outros reviews, eu saberia como minha fic está andando. Já que não tenho, por que vou perder horas de sono e escrever? Dá trabalho, vou ter que pesquisar um detalhe (pequeno, que ocupa horas da vida útil), preciso que descrever uma cena longa... não... melhor ir dormir... só tenho uma leitora que se importa... não preciso ter tanta pressa assim...

    ResponderExcluir
  12. COMENTÁRIO PARTE II


    Tudo bem, minha fic (esta última que citei) demorou uma semana para ter UM review, há fics na categoria que em poucos dias tem 10, em um mês tem mais de 20 e em pouco tempo tem 70, não é sobre meu ship, mas como eu gosto de ler, li algumas, mas não gostei da maioria, especialmente as que tinham muitos reviews... isso é um fenômeno, as melhores fics tinha pouquíssimos reviews, e eu deixei o meu, claro, quando eu gosto eu deixo review, mas NÃO TENHO CERTEZA se posso deixar review nas fics badaladas que eu não gostei E SER SINCERA SOBRE ISSO... vão me bater, vão me chamar de recalcada... rs... então eu fico quietinha... rs...

    Por enquanto, estou animada, escrevendo e postando, a primeira fic acabou revelando um casal secundário, e resolvi escrever outra fic, só para eles, não há reviews, então nem me dei o trabalho de postar o próximo cap, e já tenho 3 prontos... hehehe... mas quem se importa? Um fic tenebrosa (mal escrita, erros ortográficos, PWP) postada na mesma época tem reviews, então não tem por que eu me importar com a minha, certo? Deixa o povo se divertir com o PWP.

    Eu comecei a saga pensando que "era pra mim", mas se eu não receber empurrãozinho, o “pra mim” vai ficar na minha cabeça, que dá menos trabalho.

    O teu texto foi excepcionalmente realista, foi o que eu quis mostrar no meu relatório/desabafo acima, começamos não nos importando com os outros, mas no fim, descobrimos que se os outros não se importam, até nossa vontade desaparece.

    Muito obrigada por escrever este post, deve ter dado um mega trabalho, mas está extremamente perfeito, vou compartilhar o link que achei no facebook, na minha página pessoal (que não quer dizer nada, pois tenho poucos amigos mesmo)e no grupo de fics que participo!!

    Mil Bjs,

    Vivi

    ResponderExcluir
  13. Me identifiquei totalmente com o texto. E isso acontece comigo. Eu escrevo, escrevo e nada. E realmente dá certo constrangimento falar pra alguém dar uma opinião. Nunca pensei em abandonar alguma fanfic minha por falta de reviews, mas nós sabemos que é dificil continuar sem incentivo, sem saber se alguém tá lendo e ta gostando. Um comentário muda muita coisa. Eu procuro comentar sempre em tudo que leio, porque eu sei o que é as vezes estar desmotivada por não saber se as pessoas estão gostando e mesmo que eu esteja gostando eu fico cismada, acho que talvez não seja uma boa escritora, ou que tenha algo de errado com a minha história. Já vi muitos autores escreverem errado, sem coerência, histórias sem pé nem cabeça com muito mais comentário do que qualquer uma das minhas fanfics. E ai eu me pergunto, poxa, será que eu sou tão ruim assim mesmo ? E realmente tudo que você escreveu vem a mente, eu tento entender onde tô errando, acho que tá ruim, leio, vejo que não tá ruim - pra mim é claro - e volto a escrever. Mas quase não existe comentários, nem mesmo as criticas eu vejo. E é isso que desmotiva uma autor. Você falou tudo no seu texto, os leitores precisam comentar mais, não existe esse negocio de fanfic com pouco comentário é ruim não, eu leio uma fanfic há uns dois anos - já na terceira temporada - e só eu de leitora que comento. E é uma fanfic maravilhosa, com humor inteligente e que realmente nos faz rir, é bem escrita, nunca peguei um erro gramatical e não tem leitores. A galera acaba julgando o livro pela capa, ou melhor, a fanfic pelos comentários. E perde algo bom.


    Beijoos!

    ResponderExcluir
  14. Adorei seu texto, realmente é assim mesmo, eu tento ter um bom conteúdo antes de publicar para os leitores entenderem o que eu quero passar, sim as vezes vejo fics, de gosto duvidoso com vários Review's, mas fazer o que existe muito mais pessoas fãs de funk do que de MPB, então nem sempre quantidade quer dizer qualidade.

    Eu mesma não me ligo muito neste lance de só ler fic's com bastante Review's eu começo a ler se for boa eu continuo, ser for ruim eu paro, já cheguei a ler fics com incesto que de tão bem escrita eu gostei e outras com casais POP's que não consegui passar da 1º linha.

    Em Resumo adorei o seu texto, vamos divulga-lo e me passe o link da sua fic Mú/Aldebaran pq eu NUNCA pensei neste Ship, eu sempre foi nos óbvios, Shun/Hyoga, Seiya/Shyriu, Miro/Camus, estás coisas!!!

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  15. Eu não acredito! Tinha escrito esse comentário duas vezes e das duas vezes o mouse idiota voltou para trás na página! Vou mandar um tesouro do céu nessa joça de computador...
    Antes de continuar, um oi! Estou bem atrasada a encontrar esse texto, mas mesmo assim senti necessidade de comentar.
    Subscrevo totalmente a tudo o que você disse, mesmo que isso me contradiga às vezes. Afinal, eu também fui uma leitora fantasma durante muito tempo (agora que regresso ao fandom de SS, deixei esse vício terrível de lado, e ainda bem! ^^).
    Eu tinha um texto muito mais bem estruturado que esse, mas foda-se, estou tão irritada com o meu computador que quase nem consigo escrever direito, então me perdoe se notar alguma agressividade e impaciência. Não é dirigida a você de todo, é só que reescrever o mesmo texto duas vezes deixa qualquer um à beira de um ataque de nervos... (estou dando cmd+c em tudo para ver se não perco nada desta vez -_-)
    Reviews são bastante importantes, e não estou falando de importante no sentido de massagem no ego como você bem disse, mas para divulgar a fanfic e torná-la mais acessível a outros leitores. Falo por mim: quando vejo uma fic com poucas reviews mas com um bom sumário hesito em lê-la porque não sei se vou ter a capacidade de a compreender totalmente. Mesmo assim arrisco, e talvez por não conseguir compreendê-la toda (por falta de atenção ou até mesmo de sensibilidade da minha parte)não falo nada para o autor. É um medo bastante idiota. Unindo isso a outro medo meu, o de não falar algo à altura da fic e do autor, abstive-me muitas vezes de deixar reviews em trabalhos que gostei bastante. Agora, três anos depois, estou bem mais madura, tanto como pessoa como ficwriter e isso nota-se na minha abordagem ao tema das reviews. Estou feliz com essa mudança mas ao mesmo tempo indignada com o que esse medo infantil fez comigo...

    ResponderExcluir
  16. [continuação... isso tá enorme rs]

    Eu tenho um critério bem definido a escolher o que leio: a fic tem de ter um bom sumário. To nem aí pro autor, afinal a internet é anónima (numa primeira vez, claro, já que se depois de ler algo dele e gostar obviamente fico tentada a ler mais), nem pra quem é popular ou não. Estou bem fora do fandom de SS e isso não me afecta de todo...
    Então, depois disso, o que mais é importante para mim? Os personagens também, apesar de não serem determinantes, assim como o próximo item. Eu não gosto de muitos personagens, mas tento diversificar os meus gostos também. Há personagens pelos quais nunca senti interesse e desses não leio de jeito nenhum. É teimosia.
    E finalmente, as reviews... porque fica difícil ignorar aquele númerozinho maldito indicando que a história já recebeu 200 reviews... Review não é de todo indicador de qualidade, mas realmente tenho de me questionar acerca da fic se ela tem um bom sumário e tantas reviews. Se forem só as reviews com um mau sumário, to nem aí. A maioria delas deve ser de amigos pedindo pra continuar. Mas uma fic com muitas reviews, bom sumário e poucos capítulos, ainda por cima que não seja com temas pop e clichés... fico com a pulga atrás da orelha! XD

    Em relação aos meus textos, eu fico bastante insegura. As fics que eu considero como minhas piores são as que têm menos reviews... mas compreendo o lado dos leitores. Attention-span de cinco minutos, se não for menos. Eu muitas vezes não leio textos que me parecem excelentes porque é demasiado complexo e no momento não tenho vontade de lidar com um texto que me faça pensar. Depois me arrependo disso, mas acho que é essa a ideia. As pessoas muitas vezes querem fics fáceis, clichés, pop, para entreter um bocadinho. Eu compreendo, afinal fic é diversão e lazer... mas quando me pego fazendo isso, volto atrás e me forço a começar. Sei que depois de começar é mais fácil prosseguir a leitura. Além disso, não me arrependo de ler fics boas, arrependo-me é de não as ler... Desculpe, deve estar achando que sou bem idiota. Vênus em gêmeos aqui, sou bem indecisa e contraditória rs...
    Vou terminar isso agora, está ficando um testamento. Numa última nota, adorei o seu texto. Vou salvá-lo para futuras leituras. É realmente interessante, informativo, flui muito bem e é divertido (ri pacas com as imagens dos esqueletinhos XD). E me motiva a deixar mais reviews, de um jeito bem estranho. Quando hesitar me lembrarei desse texto. E quando publicar, me lembrarei dele também.
    Beijos! E você escreve realmente muitíssimo bem. <3

    ResponderExcluir
  17. Oie o/
    Nossa, seu texto disse tudo e mais um pouco sobre a situação de nós escritores de fanfics :o
    É realmente bem frustrante quando vemos o nº de leitores crescer e review q é bom nada D:
    Eu nem me considero uma escritora "fodástica" mas é sempre bom ter um reconhecimento. Comecei escrevendo num fandom q gosto bastante e tive um bom retorno no começo, mas depois os leitores foram "desaparecendo" misteriosamente. Entendo q mtos tem seus compromissos (eu tbm tenho os meus), mas ler e até favoritar a fic e não deixar nem um "continua" é de doer u.u
    Não sou de "mendigar" reviews e acho um tanto incômodo quando as(os) autores ficam pedindo "encarecidamente" em todas as notas iniciais ou finais de cada capítulo: "Mandem seus reviews ou paro de escrever", "Recomendem please", etc.
    Não quero dizer q é errado vc querer chamar a atenção dos fãs fantasmas e talz, mas isso se torna incômodo quando é persistente demais D:
    Dá raiva dos leitores fantasmas. Dá. E muita. Mas ficar batendo na mesma tecla SEMPRE é encher o saco demais. Enfim, sempre peço o feedback e opiniões, mas não gosto mto de insistir no mesmo assunto apesar de me irritar profundamente essa da pessoa ler, favoritar e não comentar nada u.u
    Entendo muito bem isso, mas tbm sou leitora e isso me incomoda quando vejo tais coisas nas notas. As vezes, ignoro e leio o texto da fic pra não "broxar" xD
    E como leitora, gosto de dar o review desde o 1º capítulo, se me agradar é claro :D Gosto de fazer comentários sobre a escrita, enredo, e até sugestões. Meus reviews as vezes ficam meio grandes e chatos, mas não ligo mto pra isso. Se curti a fic critico mesmo (lógico q não fico negativando tudo).Quanto mais a fic me chama a atenção, mais observações eu faço nos reviews :3
    Gosto disso e gosto quando alguém se habilita a mandar um review nesse modelo nas minhas fics :D
    Enfim, gostei bastante do seu texto e reflete bastante a situação de nós autores q gostamos de escrever, seja por hobby ou porque quer ser reconhecido mais a frente. Estou indo pra reta final da faculdade e hoje posso dizer q isso é o q me toma o tempo de escrever. Mas não deixo de forma alguma de ir ao cinema q tanto adoro, sair com a galera, ou até mesmo ficar de bouas vagando na net pra escrever fic XD Sou preguiçosa mesmo e quando a inspiração some, aí q demoro mais ainda :P Sei q é ruim deixar os leitores q gostam e comentam esperando, mas não deixo de fazer minhas coisas pra sentar frente ao pc e ficar digitando. Entre escrever e me socializar fazendo qualquer outra coisa, sempre vou escolher a 2ª opção HUEHEUHEUE
    Realmente é fatigante demais por isso não fico a me estressar. Já q tenho estresses demais com as demais coisas da vida.
    Parabéns pelo texto e vou compartilhar com o povo folgado pra ver se se enxergam e mandem seus reviews o/

    ResponderExcluir
  18. Nunca li suas histórias, o fandom de Saint Seya era algo, assim, da época que eu tinha 6 anos e acompanhava na manchete. Mas fiquei com vontade de demonstrar apoio, pelo menos no blog! Assim, esbarrei no seu blog por acaso (eu acho que estava fazendo uma pesquisa sobre o Nyah!, não sei por que) e estou me divertindo bastante com as suas histórias (e reclamações).. Impossível não se identificar! Uma estratégia com que estou tentando lidar (até porque ninguém fica melhor numa coisa ficando parado, e eu gosto de escrever o suficiente para querer ficar boa nisso) é escrever todos os capítulos antes de postar... Mas é tenso, mesmo. Acho que consigo adivinhar quem é a autora que você mencionou, e realmente, é decepcionante você se esforçar de corpo e alma num plot e a tal receber mil resenhas nas fics de milhões de capítulos de - sem vulgaridades - putaria.

    ResponderExcluir
  19. Oi. Gostaria de dizer que fiquei muito emocionado com tudo o que escreveu e gostaria de agradecer, foi muito profundo e eu me identifiquei muito.

    Sou William McAboy, meu perfil no Fanfiction net: https://www.fanfiction.net/~williammcaboy

    Você tem razão sobre as coisas que escreveu. Sabe, eu estou há quase dois anos escrevendo e o máximo de reviews que cheguei a ter foi numa fic que nem sequer é minha, é de uma autora que admiro muito e pedi pra reescrever e adaptar a história dela, o nome dela é Pink Potter: https://www.fanfiction.net/u/782469/Pink-Potter. Essa história dela que reescrevi, foi a primeira fic que li na vida, a minha favorita. Se chama amor por correspondência.

    Mas voltando... Foi lendo essa sua publicação que eu encontrei a resposta de não ter desistido de escrever, apesar da falta de reviews, comentários, leitores, etc... "Eu escrevo pra mim!". Nossa é incrível, eu achei a resposta!

    Eu estou aqui, porque preciso muito da sua ajuda.
    Bem, essa autora, Pink Potter. Eu tentei muito entrar em contato com ela pelo fanfiction net, floreios e borrões (fiz conta lá só por causa dela, porém não dá pra mandar mensagem lá, affe), mandei diversas PMs e NADA! Da ultima vez que consegui contato, ela autorizou que eu adaptasse as 3 histórias que eu queria. Agora, eu queria terminar de reescrever aquelas histórias dela que mais me marcaram, porém não consigo contato e não posso reescrevê-las sem autorização. (apesar dela não escrever mais há uns 2 anos né)
    O que eu vou fazer? As histórias dela são muito importantes pra mim e eu gostaria de ter uma participação, deixar registrado no meu perfil (dando créditos a ela, óbvio). Por que eu estou fazendo isso... As fics dela me marcaram e eu quero escrevê-las pra mim. Como não consigo contato devido ela ter desistido de escrever, o que faço em relação às fics?

    Olha, eu não quero desistir, não quero que acabe da mesma forma que acabou nesse final da sua matéria. É claro que cansa, no último capitulo de "caçadores de emoção" eu estava arrebentado. Mas me sinto bem e quero escrever até morrer. Até me imagino bem velho anunciando minha última Fanfic antes de morrer. Por favor, me diga que há casos em que o autor aguenta todo essa dificuldade.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns! Vc resumiu tudo o que eu penso sobre o assunto.
    Sou uma ex-ficwritter. Durante quase 8 anos, postei fics no ffnet, e agora desisti de vez. E com certeza o grande motivo foi esse: a falta de reconhecimento dos leitores.
    Não serei ingrata de dizer que recebia poucas reviews. Mas perto de fics patéticas (principalmente aquelas de fichas), era pouco sim. Eu me esforçava para escrever boas histórias, revisava trocentas vezes, etc. Mas na hora em que pedia para as pessoas comentarem, muitas simplesmente ignoravam.
    E hoje foi a gota d´água... recebi uma review ofensiva, falando coisas horríveis sobre mim e minhas fics, de alguém que só fez isso pelo puro prazer de me agredir. Entre outras coisas, disse que eu era venenosa e manipuladora. Meu crime? Pedir para os leitores comentarem a fic.
    Eu até estou escrevendo uma nova fic, mas esta nunca será postada. Cansei. É estressante vc postar algo e ficar esperando reviews. Qdo chegam, dá uma alegria enorme. Mas qdo os leitores não se importam a mínima com seu esforço, é sinal que não vale a pena insistir.
    Não acho que eu seja ruim como essa leitora insinuou (muitos leitores me disseram o contrário), mas receber uma review dessas é pior que não receber nenhuma.

    Escrever fanfics? Nunca mais!!

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Deneb, desde 2007 que adoro as suas fics. Sou fã do casal Saga X Kanon e achei a sua Saga X Kanon (Casa dos Espelhos Partidos) maravilhosa. Me marcou tanto que em 7 anos eu não a esqueci.

    Rsssss!!

    Sobre este tema, não posso reclamar muito porque tem fic minha que tem mais de 550 reviews (embora seja longa, quase 40 capítulos), mas tem outras que eu fiz mais "rebuscadas", tipo as pro fandom de "Senhor dos Anéis" que tem 1/2 reviews ou... nenhuma.

    Aí eu vou lá e escrevo um escracho com o Kanon, enche de review... rs!

    Mas se eu escrevo seriamente, as reviews minguam. É sempre assim, brasileiro gosta de escracho.

    E eu ainda penso que sei separar as coisas. Quando é escracho, é escracho. Quando a fic é séria, é séria. Mas tem gente que faz umas merdas achando que tá colocando o Camões no chinelo (kkkkkkkkkkkk) aí vc vai ver, tá cheio de reviews e pessoas idiotas dizendo: Fulana (a maioria é mulher né, ainda mais no yaoi) suas fics são incríveis, vc é minha ídola, etc.

    Dá licença né. Como o mundo das fics é totalmente informal (não tem revisor, não tem nada) o pessoal publica de cara, do jeito que tá, e o povo lê como se fosse algo ótimo. Você vai ver, tá cheio de erros, qualquer criança de dez anos faz melhor, e os idiotas continuam aplaudindo.

    Fazer o que!

    ResponderExcluir