sábado, 18 de maio de 2013

Querida Gameloft (ou melhor...CARA Gameloft...Muito, muito CARA...)



Querida Gameloft:

Hoje eu aprendi, fazendo as contas na ponta do lápis sobre seu game de Android (e iOS) "My Little Pony-Friendship is Magic" que o que um jogo custa e o que ele oferece pode ser bem diferente. E, sim estou falando de um jogo oferecido de graça por você.

Mas, não, não me entenda mal. Não trace paralelos com games que em outras eras custavam mais de dolorosos R$ 100 e hoje custam bem menos: como são os da Square-Enix. Final Fantasies podem ser caros para os padrões do Android e seu Google Play...mas me agradou sobremaneira pagar apenas R$ 35 em média por cada um: afinal paguei uma vez só. 

No entanto, seu game de  “My Little Pony” segue um caminho diferente: é de graça para baixar e exige apenas um investimentozinho ao longo do jogo...exige, sim: é impossível terminá-lo sem por um tanto de dinheiro do mundo real para comprar as tais graciosas joias: que são uma das moedas correntes usadas no jogo, moeda essa indispensável para se adquirir novos personagens e edificações. O que, para algumas pessoas gera um certo desconforto: "Dizem que é de graça e agora tenho que pagar??"

Sim, entendo a sua razão para tais medidas: sei que a indústria de games não está aqui para fazer caridade e sim negócios, e que é necessário fazer algo para estimular o público a pagar alguma soma por um game que já é oferecido de modo acessível a todos, gratuitamente (e consideremos: uma soma que teoricamente seria voluntária, na quantidade que se quisesse e na hora em que se quisesse. Há pacotes de joias que vão da ninharia de R$3—por 20 joias—até R$ 200—por 1500 joias, disponíveis nas 24 horas do dia).

O que me deixou deveras perplexa, no entanto, é que esse jogo tem uma série de itens obrigatórios que custam essas joias. Vários itens. Muitos itens. Muitos, muitos itens. Que custam muitas joias. Isso num jogo gratuito, e talvez em respeito a sua gratuidade, bastante humilde, que não exigiu grande esforço em criação de códigos e design geral : sei porque entendo um tantinho de programação e design de games, e sei que o jogo não consumiu muito, especialmente por já existirem ene outros parecidos no mercado—muitos lançados pela própria Gameloft, aliás. 

Sim, compreendo e endosso a máxima de que o justo é pagar pelo game, afinal existem desenvolvedores, programadores, engenheiros de níveis, artistas gráficos, marqueteiros, publicitários, designers, secretárias servindo cafezinho (além de dragões bebês famintos) envolvidos. E agradeço à generosidade: reconheço que o game oferece algumas bem-vindas joias de graça por dia: em média 3, num dia de muita sorte até umas 5, 6 (depende de eventos aleatórios, como acharmos a polêmica Derpy e sua caixa num bom momento ou parasprites/changelings explodindo de tão magnânimos—o que é tão incomum quanto se achar uma nota de R$ 100 perdida na rua). Ou, claro, dá para ir baixando as promoções associadas—cada uma dá uma joia em média para cada app instalado e rodado: nessas instalei em meu tablet um economizador de bateria, dois programas de pôquer, um de roleta, um de caça-níqueis, quatro apps que não sei sequer para que servem (já que tem crashes após a abertura mesmo num tablet com Tegra 3), um app para fazer check-in—coisa que abomino e considero invasiva de minha privacidade—e um app de promoções de lojas de fora de meu país, que não me serve de nada. Todo esse esforço me rendeu 11 joias, lentidão e muito menos espaço na minha memória.

(Lembrando que essas promoções não passam de umas 20 a 30, seja lá como for, raramente aparecem novas. Mas isso é só um detalhe, afinal como bem cabe a um jogo de pôneis, reza o ditado que em cavalo dado não se olha os dentes) . 

Bom, mas essas 3 joias (em média) por dia, ainda que fruto de sua bondosa e extrema condescendência, ó minha cara Gameloft, num jogo que EXIGE (sim,  sem certos personagens e edifícios que custam joias  não se avança) MAIS DE 3000 JOIAS PARA SER CONCLUÍDO...podemos dizer que realmente ajudam em algo?

E quando digo 3000, é 3000 ou normalmente bem mais, num jogo onde não existem os botões de “tem certeza” antes de se fazer compras com joias: em outras palavras, erre o dedo e você gasta umas 50 de uma vez sem querer, em alguma coisa inútil. Isso os adultos já erram pela falta do botão "tem certeza" em qualquer coisa que não o tenha—sabemos bem do dia-a-dia de usuários de tablets e smartphones, como é tentar clicar num link de imagens de gatinhos e receber num erro anúncios de fraldas geriátricas e webcams com garotas de Cubatão fazendo quadradinho de 8. Agora pensem, num jogo feito para crianças, criaturas naturalmente impulsivas, inconsequentes e imprecisas...aí que fica realmente...interessante...

Chegou a conta do cartão de crédito! Gameloft agradece!
Querida Gameloft, eu entendo você. Claro que precisa ganhar dinheiro: e que a licença para fazer um game com a franquia mais preciosa de uma empresa milionária como a Hasbro não é barata. E, sim, eu sei que joguinhos de construção de cidade não tem o mesmo ritmo de games de ação ou RPGs, no geral são muito mais lentos, e sim, para eles acho até aceitável que se adote um passo tão dinâmico quanto o do crescimento da grama. Mas tão lento a ponto de quem joga só ver o fim do game daqui a 2 anos e 8 meses, sinceramente, não me parece algo proveitoso. E a alternativa de gastar (assumindo que se pague pelos pacotes econômicos de 1500 joias, com ofertas de mãe para filho e descontos de atacadista) mais de R$ 400 para ganhar o que na prática é só o destravamento de códigos embutidos num programa já pronto—não algo físico, tal e qual um smartphone da Samsung ou um Nintendo 3DS, que custam não muito mais que isso, por vezes menos—me parece algo realmente insensato.

Assim sendo, peço minhas sinceras desculpas. Eu já fiz minha parte pagando os R$ 20 que esse jogo vale—se é que vale isso—em duas compras de joias feitas meramente por uma questão de honestidade. Daqui adiante, em honras a essa mesma honestidade a qual acho, deve valer para quem compra e para quem VENDE games, vou simplesmente hackear o jogo (como aliás só todo mundo tem feito). Um abraço para vocês e para a Hasbro, e meus votos de que a Derpy e a Pinkie Pie mastiguem os vossos sapatos de cromo alemão durante a noite.

P.S: Por favor, Gameloft e Hasbro, não digam que estou sendo impaciente ou trapaceando/roubando/sendo uma pirata miserável. Se eu for tudo isso, quer dizer que o jogo de vocês igualmente é uma roubalheira estrategicamente bolada para tirar dinheiro de crianças, que não vão querer esperar dois anos para ter uma Ponyville com prefeitura, Rainbow Dash a pairar nas nuvens e a Princesa Celestia trotando ao redor das macieiras, e vão meter a mão no bolso (normalmente dos pais) para comprar tudo isso. O que me lembra  demais aquele famigerado game dos Smurfs —que não era de vocês, sejamos justos...mas era igual a esse dos pôneis, até no conceito, design e engenharia. Com a diferença que os pacotes de dinheiro especial custavam bem mais barato.

Na boa? Eu comprava (tá sou idiota...)
P.S (2): Se querem tirar grana no mole de crianças e inocentes querem gerar altos lucros, façam como já ensinou o sábio Abravanel em outras eras e criem um Carnê Pônei, onde se pago rigorosamente em dia dá ao usuário um número (CONSIDERÁVEL) de joias para o game e a possibilidade de retirar os valores pagos em mercadorias licenciadas oficiais, como chinelos de dedo com a cara da Rarity, chaveirinhos de Fluttershy, bonés do Spike, ímãs de geladeira da Twilight Sparkle e jogos de chapéu com orelhas e crina+cinta com rabo da Applejack. Sim, é tudo um monte de bugiganga que não serve para nada e cujo preço é vinte vezes mais do que o custo de fabricação, mas que o povo compra de gosto e consciência limpa (ao menos é o que eu vejo em eventos por aí), e assim não ia se sentir (TÃO) enganado.

P.S (3): Para a minha CARA Gameloft: ao invés de reclamar que a estou insultando e roubando, por favor use sabiamente os R$ 20 que já lhe paguei de boa vontade e invista em melhorias da área social (online) do jogo. Aquilo está impraticável, já não consigo me conectar há mais de 4 dias, sem qualquer razão lógica.

Com amor.
Deneb Rhode.

3 comentários:

  1. Eu conheço muito este sentimento!

    ResponderExcluir
  2. Deneb querido....tenho uma filha de 5 anos que esta inconsolavel porque nao consegue mais jogar sem estas malditas joias...joias estas que nao tenho grana para comprar...dai te pergunto...vc conseguiu hackear o jogo....por favor me retorne....te imploro....

    aguardo ansiosa....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe mesmo a demora na resposta: este blog esteve um ano parado e ia ser desativado por eu estar administrando crises graves de saúde aqui em casa: minha mãe esteve muito doente, hospitalizada, e eu estava com quatro animais com câncer, mais dois com falência de fígado e rim. Aí me dediquei a cuidar de humanos e bichos doentes e larguei o blog.

      Não posso responder por aqui qual o hack usado por conta das regras do Blogger. Se ainda houver interesse, me mande um e-mail válido (o seu era hotmail, expirou), para eu redirecionar para a comunidade onde tinha gente que lidava com isso e você poder achar (se é que ainda lidam: não sei, parei de jogar faz tempo).

      Muito chato a Gameloft querer nos roubar assim, mas é a vida.

      Abraços!

      Excluir